top of page
Buscar

BLOG: Funding Imobiliário, o grande desafio do mercado imobiliário

Foto do escritor: GN EngenhariaGN Engenharia

Requisito básico para impulsionar as vendas de imóveis, o funding ainda é um desafio para o setor imobiliário brasileiro.


O Brasil é um país que ainda possui um grande déficit habitacional. Segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) estima-se que haja a necessidade de construir 7,8 milhões de domicílios no país atualmente. Nos próximos 10 anos, serão necessários construir 9 milhões de moradias.


Contudo, a execução de moradias depende de um pré-requisito básico: dinheiro. E esse recurso vem basicamente do crédito imobiliário, concedidos pelos bancos. Por outro lado, os bancos trabalham emprestando o dinheiro que tem origem em diversas fontes, principalmente aquelas que se originam dos valores que os investidores depositam em troca de juros e rendimentos. O termo “funding” significa justamente as fontes de recursos que um banco pode utilizar para conceder crédito.


No caso do mercado imobiliário, há dois tipos tradicionais de funding: caderneta de poupança e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, esses tipos de funding tem limites e não são capazes, por si só, de atender a demanda de R$ 300 bilhões em financiamento imobiliário por ano que seriam necessários para suprir o déficit habitacional.


O Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, banco público que opera grande parte dos recursos do FGTS e poupança no mercado imobiliário, anunciou em janeiro de 2019 que o limite desse tipo de funding já chegou. Para expandir esse limite, Guimarães afirmou que a Caixa deve vender os créditos da carteira do banco, na ordem de até R$ 100 bilhões, nos próximos anos.


Com limitações nos recursos do FGTS e poupança, o mercado imobiliário procura novos fundings. Nesse contexto, surgem as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e, mais recentemente, as Letras Imobiliárias Garantidas (LIG). Todos esses tipos de funding vem se tornando cada vez mais populares, ainda que possuam uma parcela bem menor na composição do funding imobiliário em comparação aos métodos tradicionais.


O amadurecimento do sistema financeiro brasileiro nas últimas décadas, bem como a promulgação de legislações específicas abre cada vez mais o campo para diversificação do funding imobiliário. Essas alternativas aos métodos tradicionais de funding são fundamentais para garantir o abastecimento de recursos financeiros ao setor imobiliário, evitando uma dependência dos métodos tradicionais e, assim, garantindo o desenvolvimento do setor.

 
 
 

Comentários


Av. Josué di Bernardi, 185 - Sala 27

Campinas - São José/SC

CEP: 88101-200

Acesse nossas Redes Sociais!

  • A GN Engenharia que oferece as seguintes soluções: projeto de engenharia, Quadros ABNT NBR 12.721:20
  • A GN Engenharia que oferece as seguintes soluções: projeto de engenharia, Quadros ABNT NBR 12.721:20
  • A GN Engenharia que oferece as seguintes soluções: projeto de engenharia, Quadros ABNT NBR 12.721:20
  • A GN Engenharia que oferece as seguintes soluções: projeto de engenharia, Quadros ABNT NBR 12.721:20
A GN Engenharia que oferece as seguintes soluções: projeto de engenharia, Quadros ABNT NBR 12.721:2006, registro de Incorporação Imobiliária e muito mais!
bottom of page