top of page
Buscar
  • Foto do escritorGN Engenharia

O que é curva ABC?

Uma vez concluído a planilha de orçamento de uma obra, algumas ferramentas podem ser implementadas para o melhor gerenciamento da execução e controle desse orçamento. Uma delas é a Curva ABC. Mas o que é e como a Curva ABC pode ajudar no gerenciamento do orçamento de uma obra?

A Curva ABC consiste em organizar os itens do orçamento, de forma decrescente em relação ao custo, ou seja do maior para o menor custo. Uma vez feita essa classificação, deve-se analisar o resultado através do Princípio de Pareto, ou regra do 80/20. Esse princípio, baseado nos estudos do economista italiano Vilfredo Pareto, diz que 20% dos itens representação 80% do custo total da obra. Assim, o Princípio de Pareto quer dizer que você deve se concentrar em 20% dos itens que representarão 80% do custo da obra. É uma grande ferramenta gerencial, já que poupa tempo do responsável pelo controle do orçamento da obra, pois ele acaba focando apenas nos itens que vão dar mais impacto no custo total da obra. O nome dessa ferramenta gerencial chama-se “Curva ABC” pois pode ser representado em forma de planilha ou gráfico. Além disso “ABC” se refere as classes em que os itens da obra podem ser agrupados. A Classe “A” é a própria Princípio de Pareto. A Classe “B” diz que, desconsiderado os itens da Classe A, dos itens que sobram 30% representarão 15% do custo total da obra. E a Classe C, diz que excluídos os itens da Classe A e B, os que restam 50% representarão 5% do custo total da obra. Vale lembrar que a Curva ABC pode ser feita para os insumos do orçamento, sejam eles materiais ou mão-de-obra, mas também para os serviços.

No seu próximo orçamento, sempre utilize essa ferramenta melhorar o gerenciamento da execução e controle do orçamento, além de cuidar dos itens mais importantes do seu orçamento, você poupa tempo!

38 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page