top of page
Buscar
  • Foto do escritorGN Engenharia

SINAPI: Uma das referências de preço

Atualizado: 9 de jan. de 2019

Das tabelas oficiais as pesquisas de mercado, várias são as formas de se obter o preço dos insumos da construção. Nesse contexto, a tabela SINAPI é uma das mais importantes do Brasil no tema.

No último post, falamos sobre os sistemas de referência de preços, como forma de se estimar os custos de uma obra. Vamos falar desta vez de um outro sistema de referência de preços muito utilizado no setor da construção civil e infraestrutura, sobretudo em obras públicas, que é o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).


Esse sistema possui uma gestão compartilhada entre a Caixa Econômica Federal e o IBGE, sendo de responsabilidade do banco a parte técnica de engenharia e do IBGE a parte de pesquisa de preços e tratamento dos dados. Os valores dos preços de insumos e serviços, bem como os demais índices aferidos pelo SINAPI, é mensalmente divulgado pela Caixa.


O SINAPI é largamente utilizado no setor público, sendo um dos principais índices referenciais para análise de orçamentos em obras de construção civil e infraestrutura que terão aportes de recursos públicos, sobretudo aqueles em que a gestão dos recursos é da Caixa Econômica Federal.


Além do SINAPI, há outros sistemas de referências de preços importantes, que são utilizados pelos órgãos públicos na análise dos orçamentos. O mais conhecido deles é o Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO), que é o sistema de referência oficial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page