top of page
Buscar
  • Foto do escritorGN Engenharia

A diferença entre valor de mercado e preço dos imóveis


É comum a confusão entre o valor de mercado e o preço dos imóveis. Entenda a diferença entre os conceitos.


Ao elaborar um Laudo Técnico de Avaliação de Imóveis, o engenheiro avaliador sempre tem como um de seus objetivos principais determinar o valor de mercado do imóvel avaliando. Não é raro, entretanto, que o valor de mercado arbitrado não atinja as expectativas do interessado na avalição. Essa quebra de expectativa pode ter várias explicações, mas, todavia, pode estar relacionada entre a diferença do valor de mercado e preço do imóvel.


Conforme a definição da ABNT NBR 14.653-1, preço é “a quantia pela qual se efetua, ou se propõe efetuar, uma transação envolvendo um bem, um fruto ou um direito sobre ele”. Já valor de mercado, conforme a mesma norma, é a “quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente”.


Portanto “preço” é a quantia pela qual o vendedor pretende entregar o seu imóvel ao comprador ou a quantia pela qual o comprador pretende dar ao vendedor para ter a propriedade do imóvel. Ou seja, é um valor em que vendedor ou comprador definem, de acordo com os seus próprios critérios e, muitas vezes, sem levar em conta o comportamento do mercado ou características do imóvel.


Por outro lado, “valor de mercado” é uma quantia arbitrada pelo engenheiro avaliador como sendo a mais provável que se negocie o imóvel avaliando de forma voluntária e consciente em uma determinada data, considerando as características do mercado e do próprio imóvel. Além disso, o cálculo do valor de mercado deve obedecer estritamente aos métodos previstas na ABNT NBR 14.653.


Daí conclui-se que, ao arbitrar um valor de mercado, ele pode, ou não, coincidir com o preço. É importante ressaltar que, essa diferença, não representa erro do engenheiro avaliador, mas tão somente uma diferença entre os critérios e metodologias adotadas para obter o valor de mercado e preço.

206 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page