top of page
Buscar
  • Foto do escritorGN Engenharia

A importância da vistoria na avaliação de um imóvel

Uma das etapas importantes da avaliação de um imóvel é a realização da vistoria no imóvel avaliando. Entenda mais sobre isso.


Uma das primeiras etapas realizadas por um engenheiro avaliador de imóveis é a vistoria no imóvel avaliando. Nessa etapa, o engenheiro busca conhecer e registrar todas as características do imóvel, bem como da região onde se localiza, de forma a obter o maior número possível de informações para fundamentar seu trabalho.

Segundo a norma da ABNT NBR 14.653-2:2011, na vistoria o engenheiro avaliador deve caracterizar a região onde se localiza o imóvel avaliando, registrando os aspectos sociais, econômicos, políticos, dentre outros. Também são verificados os aspectos físicos, como relevo, questões ambientais e urbanas. Ainda devem ser verificados o uso e ocupação do solo, a infraestrutura urbana, equipamentos comunitários, dentre outros relacionados a esse tema.

Uma vez caracterizada a região, o engenheiro avaliador deve registrar as características do terreno, tais como: localização, utilização, infraestrutura disponível, restrições legais, formato, topografia e tudo mais que for relacionado ao lote.

Por fim, o avaliador deve registrar as características das edificações e benfeitorias existentes no terreno. Tanto as documentadas, quanto as não documentadas. Enquadram-se nessas características os padrões de acabamento, equipamentos, ambientes, ocupação, estado de conservação, eventuais patologias, dentre outros.

Todas essas informações são registradas na ficha de vistoria do imóvel avaliando, que deve ser anexada ao Laudo de Avaliação. Além do preenchimento de ficha de vistoria, o engenheiro avaliador deve fotografar todo o imóvel, externa e internamente, e anexar as fotos no Laudo de Avaliação, como forma de demonstrar as características verificadas pelo avaliador durante a vistoria.

Considerando que a vistoria é uma etapa onde se observa características sociais, econômicas, urbanísticas da região, além das características construtivas das edificações, é possível constatar que somente um engenheiro é capaz de observar, registrar e analisar corretamente as informações disponíveis.

Como visto, a etapa de vistoria do imóvel é de suma importância para elaboração de um Laudo de Avaliação, já que permitirá ao avaliador conhecer o imóvel que está sendo avaliado com a profundidade necessária para estimar o seu valor de mercado.

200 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page