top of page
Buscar
  • Foto do escritorGN Engenharia

Como contratar um profissional de avaliação de imóveis?

Quando é necessário avaliar um imóvel, muitas pessoas têm dúvidas a quem recorrer para realizar esse trabalho. Entenda o que você precisa saber para contratar um trabalho de qualidade.


Em muitas situações, tais como: compra e venda de um imóvel, contratação de financiamentos com garantia reais, inventários, indenizações, dentre outras requerem um profissional qualificado para realizar o trabalho de avaliar o imóvel. Em alguns casos, como por exemplo nas instituições bancárias, há profissionais credenciados para realização desse serviço. Em muitos outros casos, há necessidade de buscar um profissional no mercado qualificado a executar o trabalho. Mas, como fazer isso?

O primeiro passo é escolher o profissional certo a ser contratado. Como esse tipo de trabalho requer a elaboração de um laudo, somente engenheiros possuem atribuição legal para tal. Isso garante que seu laudo terá validade jurídica, podendo ser apresentado a qualquer órgão, empresa ou instituição que o solicite. Assim, você deve procurar um profissional com registro no CREA.

Como a avaliação de imóveis é uma especialidade dentro da engenharia, recomenda-se que você procure um profissional que tenha cursos de especialização nesta área. Para isso, sugerimos buscar profissionais no quadro de sócios do Instituto Catarinense de Avaliações e Perícias (IBAPE-SC), disponível no site da instituição (clique aqui).

Por fim, ainda dentro da escolha do profissional, é fundamental que o escolhido seja totalmente imparcial e alheio ao objetivo ou finalidade do laudo, de forma a evitar possíveis influências na avaliação do imóvel.

Escolhido o profissional, você deve repassar a ele todas as informações para que o laudo de avaliação atenda todas as suas necessidades. Você deve informar o objetivo da avaliação: determinar o valor de mercado, determinar o valor de liquidação forçada, dentro outros objetivos possíveis. Também é necessário informar a finalidade do laudo: garantia de operação de crédito, compra e venda, inventário, indenização, dentre outras. Você precisa, ainda, informar que tipo de laudo você precisa (completo ou simplificado) e a qualidade do trabalho, especificando o grau de fundamentação (ainda faremos um texto aqui no blog explicado do que se trata essa informação).

Por fim, você deve fornecer ao profissional escolhido todas as informações sobre o imóvel: Certidão de Inteiro Teor (Ficha de Matrícula) emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis, dados do Cadastro Imobiliário da Prefeitura Municipal, plantas, memoriais dentro outros documentos.

Feito isso, o profissional escolhido poderá lhe fornecer uma proposta para elaboração dos documentos, informando valores, prazos e demais condições, de forma que vocês possam negociar e finalizar a contratação do serviço.

Seguindo esses passos, você irá contratar um profissional capaz de atender suas necessidades, lhe proporcionando segurança jurídica no seu negócio, mitigando os seus riscos e ampliando os resultados.

138 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page