top of page
Buscar
Foto do escritorGN Engenharia

O que é Área Equivalente? Entenda!

Entenda o significado de área equivalente e como esse parâmetro é utilizado na estimativa de custos de uma obra.


De acordo com a NBR 12.721/2006, área equivalente é “área virtual cujo custo de construção é equivalente ao custo da respectiva área real, utilizada quando este custo é diferente do custo unitário básico da construção, adotado como referência. Pode ser, conforme o caso, maior ou menor que a área real correspondente”.


Em outras palavras, é uma área em que o seu custo por m² equivale ao custo por m² do utilizado como referência. Por exemplo, se tomamos como base o Custo Unitário Básico (CUB) do projeto padrão de uma residência de um pavimento de acabamento normal (R1-N) não podemos simplesmente multiplicar a área total construída da edificação pelo valor do CUB. Isso porque algumas áreas da casa tem um custo por m² inferior, ou superior, que o valor do CUB adotado.


Por exemplo, o custo para construir um metro quadrado do quarto da residência é diferente do custo para construir um metro quadrado da varanda desta mesma residência. Para que não seja necessário calcular o custo por m² para cada área da casa, a NBR 12.721/2006 traz o conceito de área equivalente.


Assim, aplica-se um fator de redução, ou de ampliação, na área real construída da parte da edificação que tem padrão diferente para obter a área equivalente de forma que seu custo por m² seja equivalente ao CUB adotado. Por fim, multiplica-se a área equivalente obtida pelo valor do CUB adotado e teremos um custo mais preciso para construção da parte da obra em específico.


Esse conceito ajuda a aperfeiçoar as estimativas de custos que estão contidas nos Quadros da NBR 12.721/2006, representando um resultado mais próximo da realidade do que uma simples multiplicação da área real construída pelo valor do CUB.

13.264 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page