top of page
Buscar
  • Foto do escritorGN Engenharia

O que é BDI do orçamento de uma obra?

Ele é um componente importante na composição de qualquer orçamento de obra. Vamos explicar o que significa o BDI.


Ao elaborar uma planilha orçamentária, os custos de execução de um determinado empreendimento são divididos em: custo direto (CD) e custo indireto (CI), também conhecido como Benefícios e Despesas Indiretas, daí a sigla BDI. A soma desses dois custos é chamada de custo total da obra.


O custo direto é tudo aquilo que podemos quantificar em formas de insumos, sejam eles mão-de-obra, materiais ou equipamentos, e que são aplicados diretamente na execução da obra. Por exemplo, podemos citar como custo direto da obra os seguintes insumos: areia, cimento, aço, bloco cerâmico, elevadores, betoneiras, pedreiros, carpinteiros, pintores, etc. Tudo isso é quantificado e, ao multiplicar pelo custo unitário de cada insumo, é obtido o valor do custo direto.


Já no caso do custo indireto, calcula-se todos os custos necessários para a execução do empreendimento, mas que não se pode quantificar em materiais, mão-de-obra ou equipamentos. Entram aqui os custos gerais de administração da construtora, ou seja, o custo do escritório central e funcionários, custos financeiros relacionados ao capital de giro, custos de comercialização e propaganda, por exemplo. Entram, ainda, no cálculo do custo indireto o lucro que a empresa pretende obter ao construir uma obra.


O BDI pode ser expresso no orçamento de duas formas: ou em valor monetário, devendo ser somado ao valor do custo direto para obter o valor de custo total da obra; ou em porcentagem, conhecido como índice de BDI. Nesse caso, multiplica-se o custo direto por esse índice e calcula-se o custo total da obra.


Apesar do BDI representar a menor parte do custo de uma obra, podendo variar, em geral, de 15% a 30%, é muito importante calcular corretamente o seu valor. Isso porque um eventual erro aqui, pode significar a redução, ou até mesmo, a extinção do lucro do construtor.

310 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page